Publicidade

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

A Torre de Pisa vai cair um dia?

Já era pra ter caído. Ela começou a ser construída em 1173 e levou 177 anos para ser concluída. Mesmo assim, ficou torta. Isso porque teve uma base mal construída num solo mal compactado. Estes dois fatores resultaram num dos pontos turísticos mais inusitados: uma torre inclinada para o sudoeste. Em 1964, o governo italiano pediu ajuda para evitar a queda total. Instalaram então 800 quilos de contrapeso, preservando ainda a inclinação diante do seu papel importante no turismo. Mas em 1990 ela quase tombou de vez. O limite estipulado para sua inclinação era de 5,44 graus e ela já estava a 5,5!
Para nossa sorte, o único ícone arquitetônico que caiu naquela época foi o Muro de Berlim (em 1989). Fecharam a Torre para visitação pública, esvaziaram algumas residências nas proximidades por segurança e, após a sustentação por cabos, a remoção de 38 metros cúbicos de terra e a retirada dos sinos, ela voltou à angulação de 3,99 graus, a mesma que estava em 1838. Em 2001 ela foi reaberta e em 2008 os engenheiros removeram mais 80 toneladas de terra (essa terra não acaba nunca?) e declararam que ela estava estável pela primeira vez na história, pronta para aguentar pelo menos mais 200 anos.
Assim os turistas poderão continuar exercitando sua criatividade desenvolvendo formas originais e inusitadas de registrar seus momentos perto da Torre de Pisa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário